Vantagens de uma loja física e desvantagens

Vantagens de uma loja física e desvantagens

As métricas nos ajudam a melhorar, ajustar ou a continuar com aquilo que funciona e eliminar aquilo que não. É normal fazer tais perguntas quando estamos em um caminho desconhecido pra gente ou nossa empresa. Por isso, decidimos te apresentar os prós e contras do comércio eletrônico.

Você pode escolher os itens, salvar no seu carrinho de compra e fecha-lá quando quiser. Indica-se que sejam realizados até no máximo três cliques para se concluir uma compra ou interação com a marca. A isto se soma que ele também permite que pessoas com dificuldade de locomoção realizem negócios sem depender de terceiros ou de deslocamentos desnecessários.

Fazer compras na loja virtual é seguro?

A Climba Commerce ajuda centenas de empresas por todo o Brasil a venderem mais através de lojas virtuais na internet. Hoje, o cliente quer preço e prazo bom, quer facilidade, não dá para disponibilizar poucas formas de pagamento, muito menos preços absurdos. Ter a possibilidade de pagar com cartão de crédito, débito, boleto bancário ou até mesmo sistemas como o Pay Pal e PagSeguro facilita cupom de desconto e muito ao consumidor. Para ganhar destaque, não seja mais um, disponibilizar conteúdos ricos e informações de qualidade fazem toda a diferença e ainda aumentam a relevância da página e a taxa de conversão (relação entre quem busca e quem efetua a compra). Os buscadores (Buscapé, por exemplo) reúnem as lojas que têm aquele produto, bem com os preços dos últimos dias, semanas ou meses.

Variedade de produtos

No entanto, existe o risco de comprar em um site não confiável que não atenda às expectativas desejadas. Um problema com a internet é quevocê não pode entrar em contato com os produtos diretamente. Isso significa que depositamos total confiança na imagem e na informação oferecida. No entanto, o produto pode chegar às nossas mãos de uma maneira diferente da que aparece na web. O tratamento de dados sensíveis é realizado nos estritos termos da Lei Geral de Proteção de Dados através do consentimento fornecido pelo titular ao Controlador.

Lições do varejo para uma loja virtual

Não adianta uma loja física muito bem estruturada, com os melhores produtos se o atendimento não estiver bem alinhado. Alguns clientes não adotaram o e-commerce, justamente por não sentirem confiança nas empresas envolvidas. Na maioria das vezes o cliente já sai da loja física com o produto em mãos, pronto para ser utilizado com toda a comodidade, segurança e sem atrasos de entrega. Bem mais fácil do que ir de loja em loja, existem sites que já te trazem o menor preço do produto. Qualquer lugar em que você esteja, com acesso à internet, poderá se transformar em uma ambiente de compra online. Na mesa de trabalho, no sofá assistindo um filme e você tem acesso a milhões de produtos disponíveis para suprir seus desejos de consumo.

vantagens e desvantagens de comprar pela internet

Enfim é uma longa discussão, mas os últimos anos nos mostram que comprar na internet está se tornando cada vez mais vantajoso. Já são milhares de lojas que transmitem muita segurança a seus clientes, o que torna a opção de adquirir um produto pela internet cada vez mais favorável ao seu bolso e ao seu tempo. As vendas online representam 17,9% do varejo brasileiro, transformando assim o mercado digital em um ambiente cheio de oportunidades de negócios. O comércio eletrônico traz oportunidades para quem busca ganhar uma renda extra com flexibilidade na jornada de trabalho e para empresas que desejam expandir seus negócios e para pequenos empreendedores que não possuem investimento inicial. O cliente não entrará em contato com o produto efetivamente antes da compra, ou seja, ele não irá conseguir tocar ou provar. Isso acaba sendo fundamental para algumas pessoas, e pode fazer com que elas prefiram ir até uma loja física.

Qualquer falha nesse trabalho pode comprometer o sucesso do negócio — afinal, quase todas as etapas tem alguma relação com a logística, desde a entrega correta do produto até a satisfação de quem comprou em sua loja virtual. Como o e-commerce já está inserido no cenário digital, instigar seus clientes a seguirem sua loja em redes sociais já é um passo para integrá-los em outros conteúdos. Além de abranger outros públicos, as redes sociais ajuda a aproximar seu público com a loja e assim criar uma fidelidade. Isso se estende inclusive ao atendimento, já que é possível automatizá-lo.

Para o e-commerce não é diferente, entrar nesse mundo virtual realmente gera muitas dúvidas, por isso preparamos algumas facilidades e dificuldades que irão auxiliar você, empreendedor, a resolver essa questão de uma vez por todas. Entre as categorias de produtos, algumas são mais associadas à preferência do consumidor por loja física e outras à opção pelo digital. Alimentos e bebidas, farmacêuticos e mercado para pets têm maior aderência na compra física; eletrônicos e acessórios fazem mais sucesso nas lojas online.

Quantas vezes você já não viu aquele produto lindo na internet e quando chega, a entrega não faz jus ao que foi comprado? Quando a gente compra online, não tem certeza sobre a qualidade do produto, então, atente-se à política de devolução da loja ou compre marcas que você já conhece. Ao fazer uma compra online, considere se o frete vale realmente a pena. Primeiramente, é necessário que se invista na segurança do site, uma vez que pessoas depositarão ali importantes informações quando da realização de compras, como números de documentos, cartões de crédito e endereço. Assim, indica-se que se procure uma empresa especializada em segurança online, cuja presença do selo em sua página auxiliará na confiança do público para com a empresa. Estas desvantagens estão ligadas à segurança de dados e à vulnerabilidade do site ante a não aplicação de medidas de segurança online, o que resulta na ameaça de divulgação de dados do consumidor e do próprio empreendimento.